definición y significado de Nápoles | sensagent.com


   Publicitad E▼


 » 
alemán árabe búlgaro checo chino coreano croata danés eslovaco esloveno español estonio farsi finlandés francés griego hebreo hindù húngaro indonesio inglés islandés italiano japonés letón lituano malgache neerlandés noruego polaco portugués rumano ruso serbio sueco tailandès turco vietnamita
alemán árabe búlgaro checo chino coreano croata danés eslovaco esloveno español estonio farsi finlandés francés griego hebreo hindù húngaro indonesio inglés islandés italiano japonés letón lituano malgache neerlandés noruego polaco portugués rumano ruso serbio sueco tailandès turco vietnamita

Definición y significado de Nápoles

Definición

definición de Nápoles (Wikipedia)

   Publicidad ▼

Ver también

Nápoles (n.)

napolitano

Frases

Capri (Nápoles) • Carlos II de Nápoles • Conservatório de Nápoles • Ducado de Nápoles • Fernando I de Nápoles • Francisco Nápoles Ferraz de Almeida e Sousa • Golfo de Nápoles • Gragnano (Nápoles) • Joana I de Nápoles • José de Nápoles Telo de Meneses • Lettere (Nápoles) • Maria Amélia de Bourbon-Nápoles • Maria Antónia de Nápoles • Metrô de Nápoles • Museu Arqueológico Nacional de Nápoles • Nápoles (província) • O Ouro de Nápoles • Ottaviano (Nápoles) • Palácio Real (Nápoles) • Palácio Real de Nápoles • Reino de Nápoles • Renato I de Nápoles • Tomás de Nápoles Noronha e Veiga • Universidade de Nápoles • Universidade de Nápoles Federico II • Vice-Reino de Nápoles • Vitor Manuel de Sabóia, príncipe de Nápoles • Vítor Emanuel, Príncipe de Nápoles

   Publicidad ▼

Diccionario analógico

Wikipedia

Nápoles

                   
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nápoles
Flag of Naples.svg CoA Città di Napoli.svg
Região: Flag of Campania.svg Campânia
Província: Provincia di Napoli-Stemma.png Nápoles
Coordenadas: 40° 50' 14° 15'
Área: 117 km²:
População: 993.386 hab.
    Densidade:     8490 hab./km²
C. limítrofes: Arzano, Casandrino, Casavatore, Casoria, Cercola, Marano di Napoli, Melito di Napoli, Mugnano di Napoli, Portici, Pozzuoli, Quarto, San Giorgio a Cremano, San Sebastiano al Vesuvio, Volla
Prefeito:
    Partido político:     
    Mandato:     
Orago (padroeiro) : São Januário de Benevento (San Gennaro)
Feriado: 19 de Setembro
 
Mapa da região
 

Nápoles (em italiano: Napoli; em napolitano: Napule) é uma comuna italiana do sul de Itália, da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 1.000.000 habitantes (cens. 2001) e com cerca de 4.400.000 habitantes na região metropolitana (que compreende áreas na província de Caserta, Avellino e Salerno. Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e tem a segunda maior região metropolitana após a de Milão. Estende-se por uma área de 117 km², de densidade populacional 8.490 h/km². É conhecida mundialmente pela sua história e por ser a terra natal da pizza.

Índice

  História

Tem origem na antiga cidade grega de Neapolis. Foi conquistada pelos romanos no século IV a.C.. No século VI, passou para domínio bizantino e, no século VIII, constituiu-se em ducado independente. Em 1139, passou a pertencer ao reino da Sicília. A universidade foi fundada em 1224. Passou a ser, no final do século XIII, a capital do reino. Em 1282, passou para a coroa de Aragão, sendo denominado reino de Nápoles. No século XVIII, passou a ser independente, sendo anexado ao reino da Sardenha em 1860 e ao da Itália em 1861. Nessa cidade, nasceram os papas: Bonifácio V, Urbano VI, Bonifácio IX, Paulo IV, Inocêncio XII.

Nápoles é reputada como sendo uma das cidades mais perigosas da Europa, por causa de sua elevada taxa de pobreza (32%) e a elevada taxa de criminalidade e desemprego. Todos os anos, ocorrem centenas de mortes causa das guerras de clãs dentro da máfia local, a Camorra.

Cercada de cenários deslumbrantes e mais de 2000 toneladas de lixo acumulado nas calçadas. Alimentada por anos e anos de disputas políticas, burocracia e paralisações promovidas pela máfia local, a Camorra, que controla os serviços de limpeza urbana na região, a montanha de sacos plásticos provoca sujeira e mau cheiro por toda a parte, inclusive em volta da catedral e de outros prédios históricos.

  Geografia

Localiza-se no golfo de Nápoles, no mar Tirreno. É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É, também, um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e de Herculano e as ilhas de Capri e de Ischia. O seu centro histórico foi declarado património mundial pela UNESCO.

  Nápoles com o Vesúvio ao fundo

  Clima

Nápoles tem um clima tipicamente mediterrânico, com invernos moderados e chuvosos e verões quentes e secos, porém sempre refrescados pela brisa marítima que raramente falta no seu golfo. O sol esplende mediamente por 250 dias por ano [1]. A classificação climática das comunas italianas insere a cidade na zona climática C. A particular conformação morfológica do território leva a que a cidade apresente diferentes microclimas, com a possibilidade de encontrar variações atmosféricas significativas movimentando-se apenas de poucos quilómetros.

Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual
Máximas médias °C 12 12 15 17 22 26 29 29 26 21 16 13 20
Mínimas médias °C 4 5 6 8 12 16 18 18 16 12 8 5 11
Chuvamm. 90 80 70 70 50 30 20 30 70 130 120 110 940
Fonte: Weatherbase

  Tecido urbano e população

Capital da província homónima e da região Campania, é a terceira municipalidade da Italia por número de habitantes: Dados dell' do ISTAT; o último recenseamento (2006) [18] encontra uma população de 975.139 habitantes, mais do que um sexto da população regional inteira e aproximadamente um terço da população de sua província. Atualmente a municipalidade de Nápoles é 18° da Europa por população.

A cidade em si é estendida muito além da superfície comunal, embora uma definição de seus limites não possa ser univocal. Os dados o UN de 2005 atribuem ao inteiro aglomerado da cidade uma população de aproximadamente 2.200.000 habitantes, mas vai lembado que são dados de várias fontes que variam de acordo com o método de cálculo usado (para l' aglomerado da cidade mas também sobretudo para a definição dos limites da área metropolitana). A área metropolitana de Nápoles segundo a estima do OCSE alcançaria aproximadamente 3.100.000 habitantes, atrás de Milão e de Roma. Em outras fontes aparece ser a segunda área metropolitana da Italia por população após Milão, somente para citar algumas: o U.S. Census Bureau and Times Atlas of the World estima uma população de aproximadamente 3 milhão habitantes, enquanto os dados de Eurostat contam aproximadamente 4 milhões e as fontes SVIMEZ atribuem preferivelmente 4.392.835 distribuídos em un' área de 2.252 km², fazendo da segunda área metropolitana italiana por população.

A área metropolitana resulta ser, em todo caso, uma das mais populosas e densamente povoadas da União Europeia (em 2007 resultava ser a oitava em Europa e 86° ao mundo). Os urbanistas chamam o inteiro território urbanizado de "a grande Napoli"; o crescimento da cidade conseguiu de facto integrar municípios da província de Salerno e de Caserta. A costa metropolitana é estendida ininterruptaamente desde Capo Miseno a Castellammare di Stabia.

  Gente

  Notas e referências

  1. http://www.portanapoli.com/Ita/body_meteo.html (em italiano) Segundo o site www.portanapoli.com

  Ligações externas

Commons
O Commons possui multimídias sobre Nápoles
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Nápoles
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


   
               

 

todas las traducciones de Nápoles


Contenido de sensagent

  • definiciones
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopedia

 

6578 visitantes en línea

computado en 0,031s