definición y significado de descrição | sensagent.com


   Publicitad E▼


 » 
alemán árabe búlgaro checo chino coreano croata danés eslovaco esloveno español estonio farsi finlandés francés griego hebreo hindù húngaro indonesio inglés islandés italiano japonés letón lituano malgache neerlandés noruego polaco portugués rumano ruso serbio sueco tailandès turco vietnamita
alemán árabe búlgaro checo chino coreano croata danés eslovaco esloveno español estonio farsi finlandés francés griego hebreo hindù húngaro indonesio inglés islandés italiano japonés letón lituano malgache neerlandés noruego polaco portugués rumano ruso serbio sueco tailandès turco vietnamita

Definición y significado de descrição

Definición

definición de descrição (Wikipedia)

   Publicidad ▼

Sinónimos

descrição (n.m.) (Portugal;Brasil)

relato

Ver también

descrição (n.m.)

descritivo descrever, retratar

descrição (n.)

icônico articular, dizer, falar, pronunciar

   Publicidad ▼

Frases

Diccionario analógico







Wikipedia

Descrição

                   
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A descrição consiste na caracterização de pessoas, objetos ou lugares, particularizando o que deseja-se ser ressaltado.Uma descrição completa inclui distinções sutis úteis para distinguir uma coisa de outra. Descrição caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais, sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie. Os elementos mais importantes no processo de caracterização são os adjetivos e locuções adjetivas. Desta maneira, é possível construir a caracterização tanto no sentido denotativo quanto no conotativo, como forma de enriquecimento do texto. Enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc

A qualificação constitui a parte principal de uma descrição. Qualificar o elemento descrito é dar-lhe características, apresentar um julgamento sobre ele. A qualificação pode estar no campo objetivo ou no subjetivo. Uma forma muito comum de qualificação é a analogia, isto é, a aproximação pelo pensamento de dois elementos que pertencem a domínios distintos. Pode ser feita através de comparações ou metáforas.

Descrição Subjetiva X Descrição Objetiva:

  • Objetiva - Podemos dizer que este tipo de descrição seria como um fotógrafo. Porque o autor "pega no flagra" os personagens. Devido a esse fato, toda descrição objetiva é caracterizada com: linguagem denotativa, predomínio do substantivo, ausência de figuras de linguagens, poucos adjetivos, linguagem objetiva (ausência do "eu") e com a ordem direta dos termos da oração, ou seja: Sujeito verbo complemento verbal adjunto adverbial.
  • Subjetiva - Nesta seria como se fosse um pintor pintando com seu pincel e utilizando seu "Branco" de emoção, pois o autor expõe suas "emoções" durante a "descrição". Por isso na subjetiva vamos ter o uso da linguagem conotativa, predomínio do adjetivo, uso de linguagem figurada (comparações, metáforas, prosopopéias, sinestesias, figuras sonoras), ordem inversa dos termos (hipérbatos) e linguagem subjetiva.

Mediante a isso, a descrição também pode ser:

  • Estática - Ou seja, com verbos de ligação (ser, estar, permanecer, andar, continuar, ficar, parecer...) frases nominais e enumerativas.
  • Dinâmica - Ou seja, com uso de verbos de ação.

No terreno objetivo temos as informações (dados do conhecimento do autor do texto: livro comprado em Lisboa), as caracterizações (dados que estão no objeto de descrição: livro vermelho). Já no subjetivo, estão as qualificações (impressões subjetivas sobre o ser ou objeto: livro interessante). O ideal é que uma descrição possa fundir a objetividade, necessária para a “pintura” ser a mais verídica possível, e a subjetividade que torna o texto bem mais interessante e agradável. Sendo assim, a descrição deve ir além do simples “retrato”, deve apresentar também uma interpretação do autor a respeito daquilo que descreve.

Também faz parte do a fazer da antropologia e da sociologia. Ambas, dependendo da pesquisa empreendida, podem utilizar amplamente a descrição como ferramenta. Ampla descrição, a de maior quantidade de elementos possíveis, juntamente com a teoria, possibilitam enxergar várias coisas que não seriam perceptíveis com um olhar simples e corriqueiro. Assim, a descrição pode ser um método, uma importante ferramenta de acesso ao mundo social. As descrições variam entre,que cores se destacam na imagem,se a imagem destacam uma ídeia de imobilidade ou movimento e se a pessoas que se destacam na imagem.escrito por:Gustavo

   
               

 

todas las traducciones de descrição


Contenido de sensagent

  • definiciones
  • sinónimos
  • antónimos
  • enciclopedia

 

4141 visitantes en línea

computado en 0,031s